February 08, 2009

Episódio 08: Chá com leite?!?!

Eu realmente estava convencida que só os Ingleses é que cometiam este acto tão bizarro, mas a realidade é que os Irlandeses seguiram os seus passos (mas ai de quem diga a um Irlandês que ele é igual aos Ingleses por mais que tal seja verdade... mas isso já é outro tópico!).

Após ter verificado esta barbaridade uma dúzia de vezes resolvi tirar isto a limpo e perguntar o porque de tal coisa a um Irlandês de gema.

Afinal tem a sua razão de ser: eles (e os Ingleses) bebem chá como se fosse café. Isto é, para eles uma meia de leite seria não café com leite mas sim chá preto com leite, pelo que eu entendo.

E ao que parece tem a sua técnica: primeiro o leite (frio ou à temperatura ambiente) e só depois o chá (a ferver) para que o chá aqueça o leite e não o contrario. Evitam-se assim as tão famosas "natas" no leite - porque o leite não é fervido - apesar da mistura ficar quente na mesma e o misturar é mais rápido e homogéneo.

E mais: se a mistura for feita ao contrario fica uma camada de "gordura" à superfície (tipo manchas de óleo) muito parecida com a que fica no café depois de este ter ficado parado de um dia para outro.

Mas isso são opiniões porque diferentes pessoas dirão coisas diferentes: uns dizem que primeiro é o leite, outros dizem que é primeiro o chá e os restantes dizem que não faz diferença desde que o chá seja preto e o leite meio-gordo.

Alguns sites que vi na internet dizem que a tradição original inglesa diz: pôr primeiro o chá quente e só depois o leite frio. Isto porque teoricamente se se puser primeiro o leite frio este faz com que as paredes da chávena fiquem frias. Ao deitar o chá a ferver depois o choque de temperatura pode fazer a chávena partir. No entanto, todos eles concordam que "cientificamente" o contrário faz muito mais sentido!

Quanto ao paladar... não obrigado! Viva a boa tradição Portuguesa!!

9 comments:

  1. Eu voto no café com o leite a seguir.

    Quanto ao chá com leite... já experimentei e não desgostei. E também coloquei o leite depois.

    ReplyDelete
  2. Já encontrei um ou dois ingleses que bebem chá preto sem leite. Acho que olhei para eles da mesma forma que olham para mim quando digo que o meu é sem leite... ehehehe!

    Aderi ao chá... sem leite!!!

    ReplyDelete
  3. Eu já provei chá com leite e não é assim tão mau quanto isso... se pus primeiro o leite ou chá, já não me lembro.


    Bjs

    ReplyDelete
  4. na verdade os irlandeses são só ingleses mais matrecos!! lol!

    ReplyDelete
  5. Olha eu no início tb estranhava e comecei a tentar beber mais por me apetecer qq coisita quente e nao ter nada no office a nao ser chá preto (tipico em toda a Irlanda) e leite. E leite quente sem chocolate tb nao me iria servir.

    Andei praí 2 meses a beber mais para sentir algo quentinho, mas no primeiro mes recusava-me a por o leite e o chá sabia-me a algo mto mto forte e amargo...

    No segundo mes um colega tinha-se oferecido para me fazer chá e nao sabia que eu o bebia sem o leite, entao trouxe-me com leite e eu para nao me fazer de ingrata, bebi-o.

    Resultado, agora o meu paladar ja se habituou ao saber e até gosto do cha se for com leite. Claro que nao adoro, até pq comecei a trazer a minha lancheira com o meu arsenal de coisitas favoritas para ir petiscando no escritorio e os chás de ervas estao la incluidos - Camomila, Lucia&Lima, etc.

    Agora descobri ha poucos dias que as hervanarias aqui teem uma variadade de chás de ervas mto ricos e mto mto bons e que a maior parte ate é mais barato que comprar no supermercado (e melhores!!)

    Beijinhos!!

    ReplyDelete
  6. Pois, se calhar estou mal habituada.

    Aqui no escritório ate já temos 1 "coffee club"!

    Para quem julga que os Irlandeses só gostam de chá, desenganem-se! Mal comecamos a mandar vir café Lavazza da internet apareceram mais uma quantidade de "viciados"!

    Se calhar é por isso que nem tento habituar-me! :)

    ReplyDelete
  7. lol

    Pois, aqui gostam mesmo é de chá.

    Sabes uma coisa que acho mto estranho é eles nao trazerem nada para lanchar nem mais variedades de chas, nem bolachinhas ou assim.

    Muita gente poderia pensar que é pq nao teem fome ao lanche, outros habitos, e que gostam mesmo é do cha preto deles e mais nada.

    Mas isso nao é a verdade na pratica, pq na pratica ja nao é a primeira vez que ficam todos contentes (tipo parecem esfomeadissimos) quando partilho do meu lanche e quando partilho pacotinhos dos meus chás de ervas.

    Logo, eles ainda estao é a um ou dois passitos de evolucao para descobrirem o que é O LANCHE (refeicao a meio da tarde), para entenderem que se teem fome a essa hora entao e pq deviam comer qq coisa tb a essa hora, todas as tardes, e que afinal, existem mais chás no Mundo! lol

    :P

    ReplyDelete
  8. :| Hmmm... definitivamente é estranho!

    Aqui temos um frigorifico para o pessoal por as coisas. Tendo em conta que somos mais de 50 pessoas a utiliza-lo está quase sempre cheio.
    E é estranho (em relacao ao que eu estava habituada a ver acontecer em PT) que ninguém pega no que não é seu a não ser que tenha uma etiqueta (geralmente um post-it) a dizer que é "de domínio público".
    E o que acontece é que muita gente (mesmo muita) poe essa etiqueta na maioria das coisas que traz. Pelo que trazendo 1 bocado cada um temos sempre um super-lanche por volta das 4 da tarde.

    Mas sim... a maior parte deles vai ao "lanche" mais para convivio que para comer! Eles comem muito menos que nós (ou pelo menos tem menos fome que eu :P)!

    ReplyDelete
  9. Pois é! Deve ser do alcool que bebem ao final da tarde pra compensar. Querem-no de barriga vazia pra fazer mais efeito! eh eh eh

    ReplyDelete