February 08, 2009

Episódio 08: Chá com leite?!?!

Eu realmente estava convencida que só os Ingleses é que cometiam este acto tão bizarro, mas a realidade é que os Irlandeses seguiram os seus passos (mas ai de quem diga a um Irlandês que ele é igual aos Ingleses por mais que tal seja verdade... mas isso já é outro tópico!).

Após ter verificado esta barbaridade uma dúzia de vezes resolvi tirar isto a limpo e perguntar o porque de tal coisa a um Irlandês de gema.

Afinal tem a sua razão de ser: eles (e os Ingleses) bebem chá como se fosse café. Isto é, para eles uma meia de leite seria não café com leite mas sim chá preto com leite, pelo que eu entendo.

E ao que parece tem a sua técnica: primeiro o leite (frio ou à temperatura ambiente) e só depois o chá (a ferver) para que o chá aqueça o leite e não o contrario. Evitam-se assim as tão famosas "natas" no leite - porque o leite não é fervido - apesar da mistura ficar quente na mesma e o misturar é mais rápido e homogéneo.

E mais: se a mistura for feita ao contrario fica uma camada de "gordura" à superfície (tipo manchas de óleo) muito parecida com a que fica no café depois de este ter ficado parado de um dia para outro.

Mas isso são opiniões porque diferentes pessoas dirão coisas diferentes: uns dizem que primeiro é o leite, outros dizem que é primeiro o chá e os restantes dizem que não faz diferença desde que o chá seja preto e o leite meio-gordo.

Alguns sites que vi na internet dizem que a tradição original inglesa diz: pôr primeiro o chá quente e só depois o leite frio. Isto porque teoricamente se se puser primeiro o leite frio este faz com que as paredes da chávena fiquem frias. Ao deitar o chá a ferver depois o choque de temperatura pode fazer a chávena partir. No entanto, todos eles concordam que "cientificamente" o contrário faz muito mais sentido!

Quanto ao paladar... não obrigado! Viva a boa tradição Portuguesa!!