January 23, 2009

Episódio 03: Cul-de-sac

Antes de mais um grande obrigado ao nosso querido público por ter contribuído para o nosso estudo de cultura-não-tão-geral!

Eis os resultados da sondagem - "Você sabe o que é um cul-de-sac?" - num gráfico todo bonitinho só para dar graça à coisa:


Lamento desiludir-vos mas... também nós vimos necessidade de recorrer à Wikipedia...

Acreditem ou não passamos quase 1 mês sem sabermos o que era.

Passamos por imensos sinais como este nas nossas caminhadas de reconhecimento, inventando e re-inventando significados que pudessem fazer sentido nas nossas cabeças: coisas que teriam a ver com sacos, bairros franceses, repositórios de lixo comuns, cultos, etc.

Pois bem, quando finalmente nos decidimos a ir ao wikionário (o C não estava muito de acordo... vocês sabem como são os homens quando têm que pedir direcções...) eis o que encontramos:

A cul-de-sac (plural: culs-de-sac), close, or court (American and Australian English) is a dead-end street with only one inlet/outlet. While historically built for other reasons, its modern use is to calm vehicle traffic.
in wikipedia

Afinal não era nada de extraordinário... Apenas um estrangeirismo para "estrada sem saída no meio de um bairro"... Portuguêsmente falando!

Mas valeu pelos risos!

1 comment:

  1. O bom e velho beco sem saida! Também ficava a olhar pra essas placas e a pensar, porque raio esta expressão francêsa está numa placa irlandesa...

    ReplyDelete