March 07, 2009

Episódio 12: O pau ao alto

Não sei muito bem porquê mas todas as grandes cidades têm necessidade de demonstrar a sua dita grandiosidade pela exposição de um objecto enorme - por enorme entende-se alto mas não necessariamente grosso.

Daqui se poderiam claro fazer analogias relacionadas com a necessidade masculina de demonstrar performance em certos campos por intermédio de objectos - e quanto maiores melhor - ao alto ou ao comprido.

Pois bem, Dublin não é excepção à regra e bem no centro da cidade, no meio de uma das ruas principais, eis que aparece o monumento ao alto em forma de cone .

Poderá servir de farol - neste caso para orientar as pessoas à noite quando a quantidade de álcool no sangue é tão elevada que se torna difícil encontrar um táxi ou até mesmo o fim da rua - ou será, talvez gosto politico-social... Ou, lá está, a tal afirmação masculina!

Em tom mais didático, estamos a falar do Dublin Spire em O'Connell Street com os seus impressionantes 120 metros de altura, constítuido por 6 secções de cerca de 20m cada uma.
O seu predecessor - Nelson's Pillar - terá sido destruído por uma bomba do IRA em 1966.
A razão de terem demorado cerca de 33 anos para projectar um substituto para nós ainda é um mistério. De noite pode ver-se o topo (12m) iluminado.

Há possibilidade de este monumento ter que ser movido para facilitar as obras do metro "light rail" (LUAS) mas nada está confirmado acerca disto.

6 comments:

  1. Seus marotos :p
    É só cultura aí :D, e afirmação masculina claro :P

    ReplyDelete
  2. O Pilar do Nelson é que era! (saudosista qualquer a mandar vir) hehehehe

    ReplyDelete
  3. Por acaso ja ouvi nas noticias irlandesas que é possivel que essas obras sejam adiadas indefinidamente por causa da crise...

    ReplyDelete
  4. @Rui:
    Ai esse pilar... Era era!

    @tatoia:
    Sim, tens razao! Mas as obras até Cherrywood estao a continuar na mesma...
    Ok, ficamos com o monumento e o parque de Stephen's Green por mais uns tempos! :D

    ReplyDelete
  5. Tb é suposto destruirem o parque? ou só moverem?

    ReplyDelete
  6. @tatoia:
    Destruirem acho que não, mas ouvi que iam fechar uma das partes ao público durante bastante tempo. Se calhar para diminuir a área do parque...

    Pobres patos e esquilos!

    ReplyDelete