March 13, 2009

Episódio 13: Sexta-Feira 13 outra vez....

Estava eu a divagar nos meus pensamentos (já que a C  não me deixa divagar nos dela :) ) quando reparei que era outra vez sexta-feira 13!!!!
Isto é assustador, digo eu que não sou supersticioso!
Não bastava estarmos em crise (pelo menos é os que aparece nos jornais), a libra estar a baixar (o que é óptimo para as compras no ebay e na amazon), haver tiroteios nas escolas, os icebergs estarem a descongelar, o sporting ter levado 7  e ainda tinhamos que ter duas sextas-feiras 13!!!!
E ainda não passaram três meses desde que começou o ano....
Pelos vistos não fica por aqui, quando o ano estiver quase acabar, e pra acabar em beleza, mais uma sexta-feira 13.
Segundo o google (e como toda a gente sabe, o google não mente) 2009 é o ano com mais sexta-feiras 13 desde 2000... Mas não pensem que os próximos anos vão ser melhor, já em 2012 voltamos a ter 3 sextas-feiras 13 e depois em 2015. Curiosamente em 2013 só teremos 2 sextas de azar.
Será que a crise está relacionada com estes factos supersticiosos e míticos?
Muita gente deve estar a dizer, é preciso ter azar.... Bem Hollywood deve estar aproveitar este acontecimento para lançar varios filmes de terror (são sempre a mesma coisa, com actrizes diferentes e datas diferentes).
Mas afinal, o que é isto de sexta-feira 13, dia do azar. E porquê sexta-feira e não segunda? Segunda é que é dia de azar, significa que o fim de semana acabou e temos uma semana de trabalho pela frente.
E porquê o número 13 e não o 7? (isto não é mais uma boca para os sportinguistas - para quem não sabe eu sou benfiquista e o número 7 é um mau número, muito pior que o 13).
Resolvi então googlar na procura do desconhecido. Pelos vistos existem várias teorias, por isso resolvi escolher a que gostei mais:
The actual origin of the superstition, though, appears also to be a tale in Norse mythology. Friday is named for Frigga, the free-spirited goddess of love and fertility. When Norse and Germanic tribes converted to Christianity, Frigga was banished in shame to a mountaintop and labeled a witch. It was believed that every Friday, the spiteful goddess convened a meeting with eleven other witches, plus the devil - a gathering of thirteen - and plotted ill turns of fate for the coming week. For many centuries in Scandinavia, Friday was known as "Witches' Sabbath." in Charles Panati, Panati's Extraordinary Origins of Everyday Things, 1987, p. 13
Eu não acredito em bruxas... mas que as há, há! Arre!

4 comments:

  1. Hmm... estranho. Sempre pensei que tivesse que ver com o número de pessoas na Última Ceia, na quinta-feira santa (noite de quinta para sexta). Mas enfim, muita coisa poderá ser, imagino que até haja mais explicações. :P

    ReplyDelete
  2. Na realidade a data passou a ser de má fama porque nesse dia a Igreja Católica mantou exterminar a Ordem dos Templários Embora existam outras teorias menos conhecidas:

    "Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

    Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico."

    E como nós sabemos a Igreja Católica mandou exterminar de facto os templários, o resto não passam de hipoteses...

    ReplyDelete
  3. Na verdade.... nao sei e nao me interessa :P

    ReplyDelete
  4. A de Jesus ouvi ontem na TV, mas também é interessante o facto do ano de 2012 ter importância no calendário Maia.

    ReplyDelete